SEIIES – Seminário Internacional de Inovação, Empoderamento & Sustentabilidade

No dia 2 de outubro, o PMI Amazônia Chapter – PMI AM e o Instituto Soka – CEPEAM realizaram, na sede do CEPEAM, às margens do encontro das águas, zona leste de Manaus, o SEIIES – Seminário Internacional de Inovação, Empoderamento & Sustentabilidade, um aprimoramento do SILGP – Seminário Internacional de Liderança & Gerenciamento de Projetos, como era denominado o grande evento anual do PMI Amazônia Chapter.

A abertura do evento, deu-se pelas palavras do presidente do PMI, AM, Vitor Kurahayashi, que enfatizou a visão do evento estar contribuindo para construção de um sonho, de ver a profissão de gerenciamento de projetos contribuir para o empoderamento de seus profissionais, focando na sustentabilidade de suas operações, preservando o meio ambiente e utilizando eficientemente os recursos que lhes são destinados.

“Nenhum dos ODS será fácil de alcançar. Mas as relações empáticas com aqueles que lutam e a dedicação ao trabalho de empoderamento dão a cada um de nós a capacidade de fazer uma flor desabrochar em nosso ambiente.”

Dr. Daisaku Ikeda – Pacifista, poeta laureado, filósofo, escritor e fundador do Instituo Soka – CEPEAM.

Vitor também registrou o agradecimento aos parceiros que permitiram tirar do papel este grandioso evento: o Instituto Soka – CEPEAM, Instituto Aquila, Nyata Serviços Financeiros, Laboratório Costacurta, Cargo Engenharia, Criare Modulados, Digital Color, Nelson Willians & Advogados Associados, TravelCorp, Quartzo Engenharia, BSRM Training & Consulting, Sala VIP Harmony Lounge, PM21 e Pãozinho da Polly, assim como agradecer aos palestrantes que foram o coração e a alma do evento trazendo à luz do conhecimento, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aplicados às boas práticas do gerenciamento de projetos do PMI.

Os seguintes keynotes trouxeram suas contribuições, cada um em suas expertises de como é possível gerenciar projetos de forma sustentável e com cidadania global.

Taís Tokusato

“Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, como ações individuais podem deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda de biodiversidade. Os programas e projetos aqui apresentados estão em execução em nossa Cidade e todos podem contribuir de forma efetiva!”

Brantlee Underhill – Diretora Global do PMI

Trouxe o que há de mais importante no mercado de gerenciamento de projetos, desenvolvimento pessoal e tendências globais e projetos sociais apoiados pelo PMI.

“Se você tem entusiasmo, fale para outras pessoas!”

#CoisasBoasAcontecemQuandoVocêSeEnvolveComOPMI!

 

Michelle Barreto – Instituto Aquila

Mostrou como mudar o cenário econômico por meio do poder transformador da educação, apresentando cases de sucesso do Instituto Aquila em projetos educacionais, incluindo com a Prefeitura de Manaus, comprovando que o investimento na educação é mais eficaz para o desenvolvimento e sustentabilidade de uma nação do que a distribuição de renda.

Dr. Adalberto Carin – Juiz de Direito

Trouxe ao nosso conhecimento, as ações e projetos que são realizados a fim de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável.

Renato Borges – VP Business do PMI-AM

Nos deu um informativo sobre o PMI Chapter Amazônia e seus 14 anos de atuação na região como agente transformador do Gerenciamento de Projetos.

“Quanto mais você participa, mais você recebe!”

 

Paulo de Tarso – Co-Fundador UTIV

Narrou em detalhes sua viagem por toda a América Latina, desvendando como a capacitação e empoderamento dos indivíduos em países vizinhos está transformando a realidade da sociedade ampliando as oportunidades das pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento sustentável.

“Se queremos ter uma árvore frondosa, precisamos ter raízes profundas!”

 

Juliana Pan – Gerente do PMO do Hospital Albert Einstein

Apresentou como o Hospital Albert Einstein construiu uma relação sustentável entre saúde e gerenciamento de projetos, realizados por médicos e por um escritório de projetos dentro de um hospital, facilitando a descoberta de novos tratamentos.

 

Márcio Namiki – Gerente de Engenharia de Software OLX

Despertando o ouro inovação em minas de mentes brilhantes. Sua palestra teve o mais alto reconhecimento por todos os participantes. Márcio mostrou como trabalho de estimular mentes brilhantes, pode ser determinante para o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras dentro do mundo corporativo.

“Só depende de você!”

 

Daniel Martinez – Diretor Técnico da PRODAM S/A

Nos alertou que estamos testemunhando uma revolução industrial em que as relações, sejam profissionais ou sociais, estão sendo transformadas. Como a tecnologia e as novas formas de trabalho estão gerando cidadania e desenvolvimento econômico, com um mundo baseado em colaboração!

“Orgulho em ser Amazonense!”

Glauco Aguiar – CEO Manaós Tech

Nos fez pensar em como podemos construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, fomentando a inovação com crianças e jovens. Com um novo conceito de educar, com ferramentas que interagem bem com as crianças.

“Para buscarmos um resultado diferente, precisamos transformar o nosso modelo educacional, que tem mais de 300 anos!”

 

Luciano Salamacha

Um dos pontos mais altos do dia, com sua palestra “Uma maneira diferente de pensar e agir”, onde por uma hora e meia, o Prof. Salamacha envolveu o público do SEIIES, em um ambiente totalmente novo, desenvolvendo sua palestra totalmente no escuro, como fruto de uma experiência real em uma de suas aulas. Despertou em quem estava presente, de forma bem humorada, como um novo comportamento de gestores auxilia as empresas no desenvolvimento de seus negócios, utilizando elaboração estratégica, fundamentos de criatividade empresarial e, principalmente, planejamento.

“Na palma da mão é depositado o problema que requer solução e nos dedos as ações necessárias para por em pé e manter o projeto, tudo baseado em cinco pilares: força de vontade, conhecimento, resiliência, disciplina e planejamento!”

 

O Segundo dia do evento foi dedicado ao Workshop “Negociação: Nunca obtém-se o que se quer, mas sim o que se negocia” com Adilson Pize. Com o auditório do Hotel Comfort, completo, em mais uma demonstração de interesse da comunidade GP nos eventos do PMI AM, o professor Adilson proporcionou uma manhã enriquecedora com sua assertividade, criatividade e bom humor. Ensinando na prática, que tão importante quanto negociar é você saber o que se quer negociar. Tratando da importância da negociação no nosso dia-a-dia, apresentando uma proposta de processo e dicas para negociação.

Este foi o grande evento anual do PMI Amazônia Chapter, agradecemos a todos que de uma forma ou de outra engrandeceram e contribuíram para o sucesso desta festa do gerenciamento de projetos e sustentabilidade do Norte do Brasil.

Até o próximo em 2018.

 

Category: Eventos, SEIIES
Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.